quinta-feira, 12 de julho de 2012

Hoje é dia de Rock, bebe!




Dia 13 de Julho é o  Dia Mundial do Rock e  nada melhor do que falar com quem entende do assunto.
Nemodes e 4LOUD são duas bandas de José Bonifácio, confira na entrevista um pouco sobre quem são eles e o que mais gostam de fazer:  Rock’n Roll!
A banda Nemodes é uma banda jovem, com a média de idade de 17 anos, formada por: Marcelo Mendonça (Vocalista), Gui Fernandes (Guitarrista), Turko (Contra-Baixista) Geraldo Neto (Guitarrista) e Rafael Nonato (Baterista). A banda existe há três anos, tem cinco músicas próprias gravadas: , "A Energia", "Todas Elas", "Não É Nada Assim", "Onde É Que Está" e "Eu e Você".  e está projetos ambiciosos:

Nemodes -  Cada música tem um traço marcante de nossas influências e abordam temas diversos. Como no caso "Todas Elas", que é uma homenagem às mulheres ou "Onde É Que Está" que é uma crítica à política e ao povo brasileiro. As três primeiras já foram lançadas como single, e estamos lançando um EP com as cinco músicas com uma tiragem bem limitada. E estamos com um projeto, de no primeiro semestre de 2013 estarmos lançando nosso primeiro CD.

Qual o significado do nome da banda?

Nemodes - O real significado de Nemodes nós não temos. O nome da banda foi dado bem no início, por um ex-integrante. Queríamos algo que soasse original e ao mesmo tempo diferente. E desde então somos a Nemodes.

Porque montar uma banda de rock? Como vocês começaram?

Nemodes - Nós, os cinco integrantes, desde pequenos ouvimos rock. Por meio de um irmão mais velho, ou de um tio, ou por realmente gostar e estar no sangue mesmo. E desde pequeno
sempre foi um sonho ter uma banda de rock. Todos nós começamos com 12, 13 anos, mas ainda por hobbie. Nós sabíamos muito bem o que queríamos, só não estávamos fazendo corretamente. Ainda éramos bem garotos, no começo da aprendizagem mesmo. Nenhum ainda tinha aquela ambição de gravar uma música, ou até chegar a gravar cinco músicas, ou até estar em um projeto de um CD! Por mais que sonhávamos, isso parecia muito distante. Ainda estamos bem longe do que sonhamos, mas estamos muito à frente das nossas próprias expectativas.

Qual a principal dificuldade que enfrentam?

Nemodes - A principal dificuldade que enfrentamos é a falta de oportunidades que temos por morar em uma região onde o Rock'n Roll não tem muitos privilégios.
Outro fator que nos dificulta é a falta de confiança das casas de shows por sermos novos ainda, porém sempre que tocamos conseguimos agradar desde o público mais jovem ao público mais velho, aí vem a confiança do pessoal para com a gente. Mas ainda falta oportunidades por parte de organizadores de eventos em nossa cidade.

Qual artista/banda que inspira ou influencia vocês?

 Nemodes - Seria injusto dizer um artista ou banda que nos influencia e inspira. Cada integrante tem um traço marcante de sua influência, mas no geral nós gostamos muito do rock'n roll clássico. Não há como responder uma pergunta dessas sem falar de Beatles, Kiss, Led Zeppelin... Quanto ao rock nacional, nossas principais influências são Raul Seixas e Camisa de Vênus. E apesar de termos como inspiração e influência, nós tentamos fazer um som autêntico e marcante, para que o público ouça e identifique o som com a gente.

 Como é fazer rock? Qual o sentimento?

Nemodes - Essa é uma pergunta subjetiva, fazer rock é fazer rock, não existe nada igual para usar de exemplo. O sentimento é mágico. Você se sente o dono do mundo, sente uma adrenalina inexplicável. Você se sente livre para fazer e acontecer. É algo que se sente na alma.

Qual a opinião de vocês sobre o rock nacional nos dias atuais?
Nemodes - Muita gente critica duramente o cenário do rock nacional atual, porém é uma crítica sem fundamentos. Existe muita banda boa com material próprio hoje no Brasil, porém ninguém da oportunidades e ninguém as procura. As únicas bandas, consideradas novas, que estão despontando no cenário musical hoje são bandas independentes, que arcam com seus próprios custos e o custo para você se manter nesse meio artístico brasileiro é muito alto. Isso explica o por quê de muitas bandas desistirem do sonho na metade do caminho.
O que a Nemodes diria para aqueles que ainda não são apaixonados pelo rock?
Nemodes - "Vamos conquistar vocês. Aguardem!"

A banda 4LOUD existe oficialmente há dois anos e é formada pelos músicos: Binho Lemes (Guitarrista e Baking Vocal), Jeff  (Vocalista), João Leal (Baterista) e Victor  (Baixista), com uma média de idade entre 25 e 30 anos,essa galera mais experiente conta como tudo começou:
4LOUD - Nos conhecemos desde a adolescência. Naturalmente, devido ao estilo e idéias semelhantes como projeto musical, decidimos começar a fazer shows. Desde o primeiro momento em que tocamos juntos, sentimos que estávamos entre irmãos fazendo o que mais amávamos. Rock and Roll!
O que significa 4LOUD?
4LOUD - O nome da banda surgiu a partir de uma função que existe no aparelho do carro “LOUD”. Quando acionada, o som fica mais pesado, encorpado. Daí a idéia de 4LOUD, já que somos 4 integrantes.

A banda tem músicas próprias?

4LOUD - Sim, temos várias musicas. Os compositores são Binho Lemes e o Victor. Selecionamos 12 músicas que em breve serão lançadas. Estamos trabalhando duro e pegando um pouco da experiência de cada um, isso é muito importante, pois revela a identidade da banda.

Dá pra viver de  rock no interior?

4LOUD - Dá sim! Felizmente o cenário para bandas de Rock atualmente tem aumentado e muito. Bandas sérias e que estão a fim de mostrar música de qualidade, tem seu lugar garantido no mercado. Existem várias casas de shows apostando no bom e velho rock. Prova disso é que está na “moda” os shows de bandas cover.

Hoje o rock ainda é arte ou se tornou comercial?

4LOUD - O Rock nunca vai deixar de ser uma arte. Rock é expressar emoções de forma criativa contagiando em massa. Sempre vai rolar aquela velha e boa improvisação de guitarra no show, inspirada pelo público. A arte é instantânea.

Como definem o estilo de rock da banda?

4LOUD - Somos uma banda de Hard Rock.

Que artista/banda os influenciam ou inspiram vocês?

4LOUD - São várias as bandas, tais como: Whitesnake, Guns n’ Roses, Foo Fighters, Deep Purple, Van Halen e etc...

Qual expectativas da 4LOUD para o rock contemporâneo?

4LOUD - Atualmente, infelizmente o que está representando o rock na mídia não é o que temos de melhor. Sabemos que há uma grande manipulação sobre o que vai e deve estar nas “paradas de sucesso”. Existem várias bandas de Rock em nosso país com propostas fantásticas e de qualidade comparável com as de fora. Felizmente temos a internet que possibilita conhecer e interagir. Nós da 4LOUD, procuramos sempre manter essa interação através das redes sociais e vídeos, gostamos e muito dessa inter-relação.

O que a 4LOUD diria para aqueles que têm vontade de montar uma banda de rock?

4LOUD - O fator principal dever ser, tocar entre amigos. É preciso trabalhar em grupo e principalmente cada um reconhecer as limitações do outro. Convide um músico com mais experiência para assistir os ensaios, com certeza ele poderá opinar de forma construtiva e contribuir para o crescimento da banda. Drogas não têm ,absolutamente, nada a ver com Rock ‘n Roll. E o mais importante, disciplina e muita persistência.


No Dia Mundial do Rock, meu desejo é que o capitalismo barato e colorido não contaminem nossos artistas para que possam continuar a fazer boas músicas, abençoadas pelos solos de guitarras e baterias que regem um digno rock’n roll.
Meus agradecimentos especiais as duas bandas que me deram total atenção e a Revista Atual que acredita no talento bonifaciano e  publicou uma matéria sobre o Dia Mundial do Rock, se você ainda não viu, corra e pegue a sua!

Se você ficou curioso e quer conferir um pouco do trabalho dessas duas bandas, seguem os contatos e um pouco do som deles:

Nemodes:
Link com o áudio das músicas:
Clipe da música "Todas Elas" - http://www.youtube.com/watch?v=I8kOx6K-XRw

4LOUD:
Facebook do guitarrista Binho Lemes: https://www.facebook.com/binholemes1
Canal no Youtube com vídeos de shows e chamadas pra shows: http://www.youtube.com/watch?v=Zl0meNooLBc&list=UUlysD7VILNESkNkFN3KMNkQ&index=2&feature=plcp






Nenhum comentário:

Postar um comentário