segunda-feira, 18 de junho de 2012

Democracia Perdida


É revoltante estudar a história política do Brasil e ver no que ele se transformou.
Ver que a luta de pessoas que se mobilizaram com as "Diretas Já", muitas vezes são esquecidas quando fazemos das urnas eletrônicas, lixos. Em 1989 os brasileiros que  finalmente dão grito de democracia com Collor, pedem seu impeachment em 1992. 
O povo brasileiro foi as ruas, lutou contra blecautes de energia, tropas de exército, crise econômica e foi capaz de unir músicos, atores, políticos de oposições e anônimos , em uma luta civil que hoje seria inimaginável.
Fafá de Belém foi eleita a “Musa das Diretas” por um povo que ovacionava o Hino Nacional, mas mal sabiam esses que seus filhos e netos não saberiam cantar nem as primeiras estrofes para  aclamar a “Pátria Amada”.
A vibração do botão “confirma” na urna eletrônica é pra lembrar que o voto  é uma conquista que não deve ser perdida no passado. Não se pode fazer com que  as repressões, bancas de jornais queimadas e violência que houveram no passado tenham sido em vão. Toda essa vibração significa motivos pra comemorar a democracia, ou pelo menos deveria significar.

Segue o vídeo da música "Como nossos pais - Elis Regina" pra acordarmos um pouco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário