segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Caminhada de conscientização sobre câncer de mama reúne mais de duas mil pessoas em Catanduva


Obs:  A criação do  evento, participação de empresas e personagem são fictícios e  fazem, parte da realização de um trabalho acadêmico. Dados do INCA são verídicos. Agradecimento especial a  ONG  Sempre Viva. 


Mais do que um outubro rosa, a associação Sempre Viva de Catanduva em parceria com  a Natura e Unimed, promoveu neste sábado, um evento de continuidade sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer de mama.

A concentração do evento que reuniu cerca de dois mil participantes na praça da matriz, teve início às oito horas com a abertura feita pela coordenadora da ONG Sônia Ceneviva, comentando sobre a importância do auto-exame para a prevenção do câncer. Logo após a abertura, o psicólogo Ricardo Silva e a terapeuta Luiza Senobeli, realizaram palestras de instrutivas para mulheres que fizeram a mastectomia (cirurgia de retirada do seio). 
Também estava disponível uma unidade móvel da Unimed equipada para a realização gratuita de mamografia para mulheres com mais de 40 anos, como é o caso de Elza Silveira,42:



“Pela idade, já estou no grupo de risco e por enquanto não há nada de anormal. Acho importante um diagnóstico precoce que facilita o tratamento da doença” Comenta após realizar a mamografia.




Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer),o câncer de mama é o tipo de Neoplastia Maligna que mais atinge as mulheres, a previsão de  2012 que também é válida para 2013, é de 52.680 casos para cada 100 mil habitantes,  incidência maior que o câncer de colo de útero que tem uma previsão de 17.540 casos.

Distribuição proporcional dos dez tipos de câncer mais incidentes estimados para 2012, exceto pele não melanoma, segundo INCA*


Localização Primária
Casos Novos
Porcentual
Mama Feminina
52.680
27,9%
Colo do Útero
17.540
9,3%
Cólon e Reto
15.960
8,4%
Glândula Tireoide
10.590
5,6%
Traqueia, Brônquio e Pulmão
10.110
5,3%
Estômago
7.420
3,9%
Ovário
6.190
3,3%
Corpo do Útero
4.520
2,4%
Sistema Nervoso Central
4.450
2,4%
Linfoma não Hodgkin
4.450
2,4%
*Números arredondados para 10 ou múltiplos de 10

Além disso, foram sorteados kits com produtos da Natura para os participantes do evento antes da caminhada que saiu ás dez horas e percorreu toda a Avenida Brasil.

Segundo Sônia Ceneviva, a Associação Sempre Viva que está em ativa desde 2004, e  além de promover campanhas em parceria com empresas como  Natura e  Unimed, trabalha com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida física, social e emocional para mulheres com câncer de mama.


Lilian Morais, 45, é uma das mulheres que realizaram mastectomia e recebe apoio da Sempre Viva

“Quando descobri que precisava retirar o seio foi um baque. A baixa auto-estima e a vergonha me impediram de fazer muitas atividades, eu não usava blusas apertadas e mal saia de casa. Quando procurei a Sempre Viva e recebi todo apoio e orientação, me senti uma mulher renovada. Hoje faço tudo normalmente e ainda ajudo na ONG produzindo artesanatos e próteses de polietileno.”



A ONG se localiza na Rua Cambé, nº11, Vila Engrácia- Agudo Romão. Telefone: 3523-5026.

Veja as fotos do evento no blog da Sempre Viva: http://semprevivacatanduva.zip.net/
Mais informações  sobre outros tipos de câncer no site do INCA (Instituto Nacional do Câncer)
www.inca.gov.br


  Esse vídeo desenvolvido pela agência Fato tem o intuito de conscientizar sobre  os DANOS causados pelo câncer de mama,  mostrando 
a importância de se   promover campanhas de conscientização.  
Cuide de quem você ama, faça o auto-exame.





Nenhum comentário:

Postar um comentário