sábado, 31 de março de 2012

O comércio da páscoa



Os ovos de chocolate estão fazendo com que a páscoa perca o sabor de seu sentido,e passe a ser mais uma época do ano em que os comerciantes aumentam seus lucros. 
A essência dessa época deveria ser ressuscitar os valores de seres humanos que parecem  cada dia estar mais iludidos, se tornando fantoches manipuláveis na mão da mídia, do capitalismo, da corrupção, das drogas... enfim, dos fatores aos quais é necessário reconhecer que existem para  ter a consciência de  se fazer as escolhas certas e  imergir para uma superfície respirável. Independente se você acredita  ou não em Deus, e  na história cheia de significado e simbolismo de Cristo, que a páscoa carrega consigo, é preciso acreditar na RESSURREIÇÃO, pois todos os dias temos que  levantar dos mortos e mostrar para a sociedade que mesmo com muitos problemas,  ainda vivemos.

A foto, vocês já sabem... é do meu querido parceiro, Danilo Pires.

2 comentários:

  1. Vejo as pessoas postando que os ovos de páscoa de 200 gr custa R$25,00, e uma barra de chocolate da mesma marca não chega a custar 5,00! Mas ovo de páscoa é uma época no ano, barra de chocolate é o ano inteiro, e mais ninguém é obrigado a comprar o ovo de chocolate. É uma questão cultural. Mas vai explicar para uma criança que 3 barras de chocolates possuem mais chocolate que o ovo. E mais, durante essa época são gerados milhares de empregos (na maioria temporário), tanto nas empresas de chocolate, como nos mercados, não é justificativa pra essa diferença de preço, mas gera empregos. Podemos assemelhar a casas na praia: Vai alugar por um mês uma casa que esteja a uma quadra da praia em Dezembro e em Julho, vai ter uma diferença de preço monstruosa, é praticamente a "lei da oferta e demanda". Não é ser revoltado, é apenar pensar um poco, fugir do censo comum, abrir as ideias. Não é pra ser um comentário contra nem a favor do texto, apenas um comentário aberto.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cassiano, por ler e contribuir com o blog!
    As empresas aproveitam do simbolismo da páscoa, natal, dia dos namorados, para super valorizarem seus produtos que como nós sabemos, são tradicionais. E se aproveitam de nós, pobres consumidores sem tempo e sem férias e principalmente das crianças que agem por impulso.
    Adorei seu comentário!

    ResponderExcluir